A CAPELA AZUL
O prolongamento da vida pela arquitectura.
O projecto responde a uma encomenda privada para a construção de um jazigo de família, inspirado nos pequenos mausoléus característicos dos cemitérios portugueses. A volumetria respeita a silhueta tradicional, com planta rectangular e cobertura em duas águas, mas rompe com a tradição no modo como trabalha a luz e a simbologia decorativa habitualmente associada a este tipo de construções.
Assente num sistema construtivo misto, de estrutura metálica em ferro metalizado e alvenaria de mármore, a edificação liberta as fachadas principal e posterior das suas funções estruturais, transformando-as em grandes panos de vitral manufacturado. São compostos por mosaicos em quatro tonalidades de azul, evocando uma espiritualidade serena e luminosa.
A iconografia convoca elementos cristãos escolhidos em função das preferências pessoais do homenageado e patriarca da família, como o desenho da porta inspirado em ramos de oliveira, a consagração do altar a Nossa Senhora de Fátima, escultura realizada por Martinho Mendes e Sílvio Cró, a cruz recortada na pedra tumular como afirmação de fé, a introdução de uma floreira natural junto ao altar e os dois grandes vitrais que envolvem o espaço numa atmosfera de recolhimento.
Fotografia: Vítor Leal Barros
Consultores: Nuno Silva Eng.º
![]() | ![]() | ![]() |
|---|


















