IGREJA DO DIVINO SALVADOR
Uma Porta Aberta.
O projecto da Igreja do Divino Salvador nasceu de um estudo detalhado da evolução do espaço litúrgico cristão e de uma leitura atenta da complexa morfologia do lugar de implantação.
Um embasamento em granito prolonga a matéria do contexto envolvente e sustenta o templo. Um novo adro separa a igreja do edifício polivalente, tanto funcional como volumetricamente. Este espaço configura-se como antecâmara exterior, convidando os visitantes ao silêncio e à introspecção. No adro, o céu domina, acompanhado pelo sussurrar das folhas de uma oliveira e pelo murmúrio da água corrente de uma fonte.
A porta envidraçada simboliza uma comunidade cristã aberta e tolerante, que acolhe todos os que atravessam o adro para se integrarem numa grande família de partilha.
No interior, o presbitério e a nave elevam-se ao Divino através do alto clerestório vertical, cujas paredes de luz e sombra evocam a Paixão de Cristo. O clerestório assume a função de elemento de chamamento da igreja, substituindo o tradicional campanário. Na nova igreja, o apelo faz-se pela luz, não pelo som.
As duas naves laterais terminam em capelas verticais que acolhem o Sacrário e o Baptistério, exprimindo a relação singular de cada sacramento com Deus.
A Capela Mortuária, situada a norte do edifício, tem acesso a partir do adro da antiga Igreja Matriz de São Salvador, à cota superior do terreno. O gesto unifica o perfil da rua e assegura a continuidade do uso da igreja neoclássica nas celebrações fúnebres.
Prémios:
2020, finalista do Prémio Internacional de Arquitectura Sacra, Fundação Frate Sole, e distinguida como “Embaixadora do Prémio Internacional de Arquitectura Sacra” para o período de 2020-2024;
2020, nomeada para o prémio “Construir 2020”, na categoria “melhor projecto privado”;
2021, nomeada para o “Archdaily Building of the Year 2021”, na categoria “Edifício Religioso”.
Publicações:
2020, VACARI, Andrea, Premio Internazionale di Architettura Sacra "Frate Sole" 2020 - VII edizione, Pavia, Itália.
Fotografia: Alexander Bogorodskiy
Fotografia 3D: Pedro Fernandes | Vítor Leal Barros
Maqueta de Arquitectura: Manuel Gaspar
Consultores: Sopsec | Jofebar | Indelague | Logacústica | Louproj - Nuno Silva Eng.º | Filipe Ferreira Eng.º | Orlando Sousa Eng.º | Marco Oliveira Eng.º



