CRF, CLUBE RECREATIVO FREAMUNDENSE
Como desenhar um clube de cavalheiros no século XXI?
O Clube Recreativo Freamundense é uma instituição privada com mais de 60 anos de história, reminiscente dos antigos clubes de cavalheiros, onde os notáveis da vila outrora se reuniam, e ainda se reúnem, para partilhar interesses nos campos profissional, político, artístico e literário. Ao longo dos anos, com o envelhecimento dos seus membros, a atividade do clube entrou em declínio. A actual direcção manifestou um renovado compromisso em revitalizar a instituição, procurando atrair novos sócios de gerações mais jovens.
O projecto transforma um apartamento dos anos 1970, actual sede do clube, adaptando-o às novas necessidades e funções. A sala principal foi ampliada com a eliminação das áreas de circulação e ligada ao antigo bar, que se encontrava instalado numa divisão isolada e sem carácter. As duas salas complementares, de reuniões e de televisão, estão agora separadas por grandes painéis deslizantes, permitindo tanto o uso independente como o funcionamento de todo o espaço como uma ampla sala polivalente.
O projeto assume o seu carácter contemporâneo através dos materiais e acabamentos, ao mesmo tempo que honra a história do clube, recuperando o mobiliário e os objetos originais.
Fotografia: Vítor Leal Barros
![]() | ![]() |
|---|

































